Agência Brasileira de Cooperação - ABC Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA


Programa de Treinamentos para Terceiros Países - TCTP

Procedimentos para candidatura aos Treinamentos

Recomenda-se ler as instruções antes de iniciar o processo de candidatura - Clique aqui e veja o Regulamento



1º Passo

  1. Ler atentamente todas as informações sobre o curso de seu interesse, tais como: conteúdo programático, qualificações exigidas, documentação necessária, carga horária, perfil de candidatos e requisitos adicionais.

2º Passo

  1. Providenciar a documentação solicitada pela instituição que promove o treinamento. Geralmente, as instituições brasileiras solicitam os seguintes documentos:
    1. a) Carta de Indicação do chefe imediato. Como o TCTP é um programa de capacitação executado no âmbito de um marco bilateral entre governos, o participante deve ter atuação no setor público de seu país, em área de pertinência temática com o treinamento. Nesse sentido, o participante deve ser indicado pela sua chefia, que assume o compromisso de participação e justifica o embasamento para a indicação. Clique aqui para um modelo de “Carta de Indicação de Chefia”).
    2. b) Passaporte (É necessário que o candidato tenha um passaporte com data de validade atualizada; caso a solicitação de um novo passaporte esteja em trâmite, favor informar. A comprovação de validade do passaporte deve ser feita até o último dia de divulgação do curso.
    3. c) Diploma e/ou Certificado de conclusão de cursos.
    4. d) Outros documentos técnicos (a depender do treinamento).

3º Passo - Instruções para preenchimento.

Logo após as informações sobre o treinamento, encontrara-se o link para a Ficha de Candidatura Online. Ao clicar no link, surge um Termo de Participação que deverá ser aceito e assinado digitalmente antes de começar a preencher a ficha. O passo seguinte é o cadastro (nesse campo, solicitam-se: nome, e-mail, país de origem, passaporte e senha).

Concluída essa etapa, o candidato tem acesso a uma Ficha de Candidatura, que pode ser alterado e complementado a qualquer momento. O documento é composto de quatro passos:

A Ficha de Candidatura é composta por 4 passos:



  1. Passo 1: Dados Pessoais
  2. Passo 2: Ficha de Avaliação Médica
  3. Passo 3: Documentos digitalizados. Nesse campo, o candidato deve inserir (fazer o upload) os seus documentos já digitalizados. Nesse momento, o candidato deve:
    1. a) escolher no menu de documentos qual será inserido
    2. b) localizar no diretório do seu computador onde está localizado o documento
    3. c) e clicar em “Anexar documento à Ficha de Candidatura”)
  4. Passo 4: Declaração de veracidade de informações (Caso você tenha preenchido corretamente a Ficha de Candidatura, respondido à ficha de avaliação médica e inserido todos os documentos exigidos, a candidatura deve ser confirmada. Para isso, o candidato deverá validar a “Declaração de validade dos dados informados” ao clicar na opção enviar “Ficha de Candidatura”. Se o candidato deixar de fornecer alguma informação nas fases anteriores, o Passo 4 não será exibido.

Ao finalizar o processo de candidatura, o candidato deverá articular, junto a sua chefia, a oficialização da sua candidatura.


O que é OFICIALIZAÇÂO?

Como o TCTP é um programa de capacitação que visa beneficiar um terceiro país por meio de capacitações, os participantes deverão ter vínculo direto com o governo. Com o objetivo de garantir que os candidatos para os treinamentos sejam efetivamente respaldados pelo governo, a coordenação do TCTP solicitou aos países que nomeassem um Ponto Focal Setorial (autoridade governamental em cada área de atuação do TCTP (Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, etc.), com o objetivo de, em nome do governo de seu país oficializa a sua candidatura, junto à Embaixada Brasileira. Na ausência desse, o setor de cooperação do Ministério das Relações Exteriores poderá responder pelo Ponto Focal.

Quando o Ponto Focal do seu país tiver conhecimento da sua candidatura ele deverá enviar uma correspondência oficial à Embaixada do Brasil, por meio da qual sua candidatura é confirmada como indicação do seu país. Assim que a coordenação do TCTP confirma a oficialização do candidato, sua Ficha de Candidatura é alterada para o status “habilitado”. Apenas candidatos habilitados poderão ser selecionados.


IMPORTANTE

Antes de preencher o formulário de candidatura você deverá digitalizar os documentos exigidos pelo treinamento, para inseri-los na ficha de candidatura online, quando solicitado.

De posse dos seus documentos digitalizados (arquivos eletrônicos) e após ler as instruções de candidatura e regulamento do TCTP, você já pode começar a preencher a ficha de candidatura online.

A Ficha de Candidatura Online encontra se na parte final da página de informações sobre o treinamento.