Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa é uma instituição pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.
A Embrapa atua por intermédio de 38 Unidades de Pesquisa, três de Serviços e 13 Administrativas, estando presente em quase todos os estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros. Para ajudar a construir a liderança do Brasil em agricultura tropical, a Empresa que investiu principalmente no treinamento de recursos humanos possui hoje 8.155 empregados, dos quais 2.097 são pesquisadores - 25% com mestrado e 66% com doutorado. O orçamento da Empresa em 2007 ficou acima de R$ 1 bilhão.
Está sob a sua coordenação o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, constituído por instituições públicas federais e estaduais, universidades, empresas privadas e fundações, que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.
As tecnologias geradas pelo SNPA mudaram a agricultura brasileira. Um conjunto de tecnologias para incorporação dos cerrados no sistema produtivo tornou a região responsável por mais de 40% da produção brasileira de grãos, uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo. A soja foi adaptada às condições brasileiras e hoje o País é o segundo produtor mundial. A oferta de carne bovina e suína foi multiplicada 4 vezes enquanto que a de frango aumentou 18 vezes. A produção de leite aumentou de 7,9 bilhões em 1975 para 25,4 bilhões de litros, em 2006.
A produção brasileira de hortaliças subiu de 9 milhões de toneladas, em uma área de 700 mil hectares, em 1980, para 17,5 milhões de toneladas, em 771,4 mil hectares, em 2006. Além disso, programas de pesquisa específicos conseguiram organizar tecnologias e sistemas de produção para aumentar a eficiência da agricultura familiar e incorporar pequenos produtores no agronegócio, garantindo melhoria de renda e bem-estar.
Na área de cooperação internacional, a Empresa mantém 68 acordos bilaterais de cooperação técnica com 37 países e 64 instituições, mantendo ainda acordos multilaterais com 20 organizações internacionais, envolvendo principalmente a pesquisa. Em função deste esforço, a Embrapa instalou nos Estados Unidos, França e Holanda, laboratórios para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologia de ponta.
Esses laboratórios utilizam as bases físicas do Departamento de Agricultura em Washington, e da Agrópolis, na Universidade de Montpellier, e em Wagneningen, permitindo o acesso dos pesquisadores à mais alta tecnologia em áreas como recursos naturais, biotecnologia, informática e agricultura de precisão.
Outra ação de destaque na área internacional é o escritório da Embrapa África, sediado na cidade de Accra, em Gana, que tem o objetivo de compartilhar conhecimento científico e tecnológico com todo o continente, e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e combate à fome em toda a região. As atividades estão concentradas na transferência de tecnologia, enfatizando as demandas específicas de cada país compatibilizadas em projetos de desenvolvimento agrícola. Além disso, a Embrapa África desenvolve ações de assistência técnica e viabiliza treinamento e desenvolvimento de recursos humanos bem como a prospecção de oportunidades para o agronegócio brasileiro.
-
- Embrapa Agroindústria Tropical
-
-