Neste último domingo, dia 29/1, a Fragata União da Marinha do Brasil zarpou da Base Naval de Niterói, Rio de Janeiro, com destino ao porto de Beirute, Líbano, transportando mais de uma tonelada de medicamentos e material hospitalar em caráter de cooperação humanitária às vítimas do conflito armado na Síria. Trata-se de uma operação conjunta do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Saúde (MS), do Ministério da Defesa (MD) e da Marinha brasileira.
Após receber o pedido de ajuda humanitária da Representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Síria, o Brasil fez um levantamento de quais itens estariam disponíveis para doação e que, ao mesmo tempo, não colocassem em risco o abastecimento interno. Após avaliação, o MS disponibilizou kits de primeiros socorros, insumos estratégicos de saúde, antibióticos e vacinas, totalizando mais de uma tonelada de medicamentos.
A viagem da Fragata União a Beirute já estava prevista, no contexto da liderança brasileira da Força Tarefa Marítima da UNIFIL - Força Interina das Nações Unidas no Líbano, o que viabilizou o traslado desta doação. A Organização Mundial de Saúde se responsabiliza pelo transporte dos medicamentos do Líbano até a Síria.
Após meses de articulação interministerial, o Governo brasileiro congratula-se com os servidores brasileiros empenhados nesta missão e com os agentes da comunidade internacional na realização desta importante doação humanitária. O gesto brasileiro permitirá à Organização Mundial da Saúde apoiar centenas de sírios e sírias, vítimas do dramático conflito armado que há anos assola aquele país.
Fotos: Agência Força Aérea